Peça infantil “O Rei do Lixo” explora o mundo simbólico que descartamos diariamente
Após trajetória bem sucedida em apresentações escolares, espetáculo entra em cartaz com mensagem ecológica e bem-humorada
"O REI DO LIXO’’ conta a história de Pitu, um menino catador que faz amizade com uma garrafa de sidra, um balde de plástico e uma caixa de papelão. Juntos, os inusitados personagens partem em uma lúdica jornada em busca da realização de seus sonhos. Uma aventura que emociona e conscientiza os pequenos, abordando de forma criativa a questão da reciclagem e da proteção ao meio ambiente.
O projeto nasceu há três anos, da iniciativa do grupo de usar a arte como meio de conscientização para o público infantil. Depois de muita pesquisa, se apaixonaram pelo texto do pernambucano Luis de Lima Navarro, que aborda a importância da questão do lixo que produzimos e a necessidade de reciclá-lo, por meio do drama de Pitu e seus excêntricos companheiros. Nos últimos anos, o projeto vem se apresentando em escolas de todo o Brasil.Após a excelente recepção do público infantil, o grupo apostou pela primeira vez em colocar a peça em cartaz num teatro, no Centro Cultural Anglo-Americano. Atriz e produtora do espetáculo, Renata Villa Verde comenta a transição: "Nunca pensávamos em entrar no circuito porque o projeto parecia perfeito para o trabalho nas escolas, sempre com uma resposta muito gratificante das crianças e do corpo docente, além de complementar o estudo realizado dentro de sala de aula. Mas depois, com tantos pedidos por parte dos pais e grande público, resolvemos nos render.". O pequeno Pitu é catador de lixo e sonha em encontrar sua mãe, que virou uma estrela. É do lixo que ele retira o material para criar recursos incríveis – até um foguete! – para encontrá-la. Outra ambição do menino é mostrar ao mundo a maravilhosa utilidade dos itens que descartamos. E embarcar na fantasia do Rei do Lixo ainda é uma escolha beneficente. O projeto já tem a tradição de ajudar instituições de caridade com apresentações gratuitas ou arrecadação de alimentos não-perecíveis. Um percentual da renda desta temporada será revertido para uma instituição de caridade. A diretora Maria Pia Carone conta um pouco desta nova fase do espetáculo: "Conhecemos a dificuldade de colocar um projeto educativo em cartaz, competindo com musicais famosos e iniciativas puramente comerciais. Nosso envolvimento é com a criação de condições para a experiência lúdica dessas crianças; para que compreendam uma questão muito importante de seu tempo: a sustentabilidade.”.
sábados e domingos,
do dia 1º de Outubro até o dia 20 de novembro no
Centro Cultural Anglo Americano na Barra da Tijuca às 17:30hs.
(Av. das Américas, 2603 - Barra da Tijuca. Tel: 2439-8002)
Nenhum comentário:
Postar um comentário